
Este painel cerâmico foi concebido para ser colocado à saída do Museu de Artes Decorativas (MAD) e representa uma reflexão sobre a nossa "pegada cultural". É inevitável que partes do nosso património e memórias sejam apagadas, no entanto, o caminho que trilhamos terá repercussões na nossa cultura. Valorizar um produto artesanal genuíno, comprar numa loja tradicional, estimar uma herança, divulgar uma técnica ancestral ou conhecer os nossos monumentos, são exemplos de um sem fim de ações que ajudam a preservar o saber-fazer, as tradições e o património, ou seja, a nossa identidade.
O trajeto que cada um escolhe contribui para a nossa essência enquanto povo.
O trajeto que cada um escolhe contribui para a nossa essência enquanto povo.
Nota: Os motivos são reproduções dos azulejos de "Figura Avulso" que se encontram na capela-mor da Igreja de Santo António, tendo como figura central o icónico coração com a inscrição "Amor".
Descripção: Painel em pasta de grés fino chacotado a 1150ºC, constituído por azulejos de quina viva feitos à mão, com aproximadamente 14 x 14cm, com vidrado branco velho, pintados à mão com óxido de cobalto. A parte impressa com pegadas e rodados vários foram acentuadas com a aplicação de pigmentos cerâmicos. A segunda cozedura foi de 1040ºC. O painel foi assente sobre um rodapé de granito.
Dimensões: 180 x 78 x 3 cm
Dimensões: 180 x 78 x 3 cm
Localização: Museu de Artes Decorativas, na parede lateral esquerda para quem sai do lado da Rua General Luís do Rego, Viana do Castelo.
